Introspecção: O exercício interior!

reflexao2

PALAVRA
(Salmo 139:23-24) – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
(Provérbios 14:12) – Há caminho que ao homem parece direto, mas o fim dele são os caminhos da morte.
(João 14:6) – Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

PENSAMENTO
A introspecção é uma palavra formada por duas outras, intro + prospecção, onde intro significa dentro e prospecção significa sondar, em outras palavras, introspecção é olhar para dentro, sondar o interior. Um exercício extremamente importante para a nossa vida, pois podemos alcançar um mais rápido amadurecimento, descobrir o que fazemos, como somos e melhorarmos em nossas atitudes e comportamentos.
Davi um homem segundo o coração de Deus, autor de muitos salmos, pode nos descrever um dos seus momentos de introspecção, mas ele fazia de uma forma diferente, não confiava em suas avaliações mas remetia aquele que poderia fazer isso com perfeição. Ele orava ao Senhor. Nesse momento reconhecia que o Senhor era o único que poderia observar, conhecer e provar os seus pensamentos e caminhos. Os nossos pensamentos são íntimos, ninguém os conhece, a não ser o Senhor, porém os nossos caminhos revelam o que outrora estávamos pensando. Davi em toda a sua humildade confiava ao Senhor a avaliação de seu interior, para que seu pensamento pudesse ser ajustado segundo a vontade dEle, para que seus caminhos não os levasse para um caminho mau, ele precisava de orientação para andar nos caminhos eternos, caminhos dos quais ele não se arrependeria depois.
Que da mesma forma possamos ser humildes, reconhecer a nossa dependência e fragilidade nesse mundo e rogar ao Senhor que nos acompanhe, que fale ao nosso coração para que os meus pensamentos não me leve para caminhos longe dEle, caminhos que ao final são caminhos de morte. Pois quando o Senhor guia os nossos passos, com toda a certeza não haverá do que se arrepender depois!

O Senhor é o único caminho, a única verdade e quem pode nos dar a vida eterna!

Vamos nos exercitar?

Autor: Edi Vergis

Você também pode se interessar em ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>