Palavras: Como e quando dizê-las!

palavras

PALAVRA
(Provérbios 12:25) – O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.
(Provérbios 15:01) – A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
(Tiago 1:19-20) – Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Provérbios 29:20) – Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.

PENSAMENTO
Tem como nos livrar das palavras? Acredito que não há necessidade de responder essa questão! Estamos cercados por todos os lados. Mas será que sabemos usá-las? Muito se fala sobre assunto, mas o que diz a palavra do Senhor?
Quando olhamos para o livro de Provérbios, um livro cheio de aconselhamentos e instruções para o nosso dia a dia, podemos encontrar ali a orientação do Senhor sobre como devemos nos portar no uso delas. No primeiro exemplo, temos uma pessoa com o coração ansioso e já deprimido por causa da sua ansiedade, mas vemos que uma boa palavra neste momento vai ajudá-lo a levantar a cabeça e se animar para enfrentar os seus anseios. No segundo exemplo, podemos notar que uma palavra calma, aplicada em um momento de desentendimento, diante de uma confusão, pode aplacar a fúria, mas o inverso pode causar maior problema e despertar a ira. Tiago, nos instrui a ouvir-mos, ao invés de falar, pois quando sabemos ouvir mais, com certeza não vamos nos irar com tanta facilidade. O último exemplo, nos faz pensar aquele que não pensa pra falar, ele é pior do que aquele que age sem entendimento.
Que saibamos usar as nossas palavras, principalmente em harmonia com a palavra do Senhor, pois nEle podemos encontrar tudo o que precisamos para a nossa vida, desde como usar as nossas palavras, a alcançarmos a vida eterna pela morte do Senhor na cruz do calvário!

Autor: Edi Vergis

Você também pode se interessar em ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>