Fora do Contexto

5 (100%) 1 =)

 143-401x400

PALAVRA
(Filipenses 4:13) Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

PENSAMENTO
Esse é um versículo muito conhecido e infelizmente usado por muitos de forma incorreta.
Para iniciarmos o estudo de hoje, precisamos entender o que significa a palavra Contexto:
Contexto é um conjunto de palavras, frases, ou texto que precede ou se segue a determinada palavra, frase ou texto e que contribuem para o seu significado.
Agora que entendemos que contexto é um conjunto de informações que nos transmite um determinado significado, fica mais fácil de saber o que é um “Versículo Fora do Contexto”.
Quando o versículo “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” foi citado por Paulo, ele estava concluindo um determinado assunto.
Veja o que ele havia acabado de afirmar: (Filipenses 4:11,12) Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
E em seguida ele conclui: (Filipenses 4:13) Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Agora que conseguimos entender todo o contexto, vemos claramente que a mensagem de Paulo era de que com Jesus podemos vencer todas as coisas, todas as dificuldades, podemos suportar qualquer situação seja ela difícil ou fácil.

Infelizmente esse versículo tem sido usado fora do contexto, como muitos outros e levado as pessoas a agirem contrarias aos ensinos de Deus. Eu por exemplo já ouvi ensinos onde afirmavam com base nesse versículo, de que podemos ter o que quisermos ou alcançarmos qualquer coisa por meio de Cristo, e sempre se voltando aos bens materiais dessa terra.

Amados, examinem todo ensino que recebem, meditem na palavra do Senhor, confirmem tudo com a luz da palavra de Deus, pois por falta de entendimento, muitos tem vivido longe das instruções de Deus.

Vamos orar:

Nosso amado Deus e Pai, nos ajude a viver conforme a tua vontade, corrige todo aquele que tem usado sua palavra de forma errada, e lhe conceda o verdadeiro entendimento. Perdoe as nossas falhas, que todos nós possamos ser tocados nesse momento pelo teu Espírito Santo, e que nos conceda sabedoria, para que possamos viver conforme a Tua vontade e levar a Tua verdade que tem poder para transformar e salvar vidas! Amém.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *