Romanos 8:20-22 “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação será libertada da escravidão da corrupção, para a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e está com dores de parto até agora.”
PENSAMENTO
Amados irmãos e irmãs, a Palavra de Deus nos ensina que este mundo é temporário e que aguardamos uma nova terra onde a justiça habita (Apocalipse 21:1). Entretanto, enquanto vivemos aqui, Deus nos deu a responsabilidade de cuidar da Sua criação, como nos lembra Gênesis 2:15: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.”
Mesmo sabendo que uma nova terra nos espera, nosso chamado para proteger a criação de Deus é um ato de obediência e gratidão. Nos tempos atuais, é alarmante ver a devastação causada pelas queimadas e desmatamentos, que não só destroem florestas, mas também afetam a vida de inúmeras espécies e contribuem para mudanças climáticas prejudiciais. Como cristãos, somos chamados a ser vozes da esperança e agentes de mudança, promovendo a conservação e a restauração do meio ambiente.
Queimadas e desmatamentos desrespeitam a obra das mãos de Deus e trazem consequências graves para todos. Proteger as florestas, conservar a biodiversidade e agir contra a destruição são formas de demonstrar nosso amor pelo Criador e pelas futuras gerações. Cada árvore preservada, cada animal protegido e cada esforço para reduzir nosso impacto é uma maneira de honrar a Deus e cuidar do mundo que Ele nos confiou.
Que possamos, com sabedoria e coragem, defender a criação de Deus contra a destruição, sabendo que nossas ações refletem nosso compromisso com o Senhor. Vamos cuidar desta terra enquanto estamos aqui, até que Ele nos leve para a nova terra prometida. Que o Espírito Santo nos inspire a sermos bons mordomos, agindo com responsabilidade e amor.