Palavras: Como e quando dizê-las
PALAVRA
(Provérbios 12:25) – O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.
(Provérbios 15:01) – A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
(Tiago 1:19-20) – Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Provérbios 29:20) – Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.
PENSAMENTO
Quando olhamos para o livro de Provérbios, um livro cheio de aconselhamentos e instruções para o nosso dia a dia, podemos encontrar a orientação do Senhor sobre como devemos nos portar com o uso das palavras. No primeiro exemplo que lemos, temos uma pessoa com o coração ansioso e já deprimido por causa da sua ansiedade, e vemos que uma boa palavra nesse momento vai ajudá-la a levantar a cabeça e se animar para enfrentar os seus anseios. Já no segundo exemplo, podemos notar que uma palavra calma, aplicada em um momento de desentendimento, pode acalmar a fúria, porém se essa palavra for grosseira, áspera, poderá causar maiores problemas e despertar a ira. Tiago, nos instrui a ouvir, ao invés de falar e com grande razão, pois quantos de nós por muito falar nos envolvemos em contendas, que poderíamos evitar?
Bem, o último exemplo, nos leva a refletir sobre aquele que não pensa para falar, o que me faz lembrar de um dito popular, “Não adianta chorar pelo leite derramado!”
Vai dizer que por falta de atenção, você nunca derramou o leite no fogão? Um simples descuido e já era…
Precisamos vigiar, nos controlar…tomar cuidado como o que vamos falar.
Que saibamos usar as nossas palavras, principalmente em harmonia com a palavra do Senhor, pois nela podemos encontrar tudo o que precisamos para a nossa vida, desde como usar as palavras, a alcançarmos a vida eterna pela morte do Senhor na cruz do calvário!
Ouça o Pensamento de hoje:
- 16-02-2018_Palavra Como e quando dizê-las 3:41